Lula garante que não vai pedir nenhum favor a ministros do STF

  • 16/03/2018

images (13)

O ex-presidente Lula reagiu diante da polêmica em torno da discussão sobre se o STF (Supremo Tribunal Federal) vai pautar ou não o julgamento a prisão após condenação em segunda instância. Lula  disse que não irá ligar para nenhum ministro do Supremo para pedir favor.
“Eu não quero nenhum favor. Eu fui o presidente que mais indiquei ministro da Suprema Corte. Nunca liguei para nenhum pedido nenhum favor. E vou morrer sem pedir”, disse na Alba (Assembleia Legislativa da Bahia) durante o Encontro Internacional Parlamentar, evento ligado ao Fórum Social Mundial, que acontece em Salvador.
Advogados de Lula tem se encontrado com ministros do STF na tentativa de que a Corte se reúna para debater a execução da pena após segunda instância, entendimento atual da Corte. Ministros do Supremo tem se mostrado contrários à situação.
O TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) condenou Lula a mais de 12 anos de prisão e indicou que irá pedir a execução da pena assim que os recursos pendentes forem julgados. A defesa de Lula também tenta, por meio de habeas corpus no STF, impedir que Lula seja preso e que possa recorrer em liberdade.
Lula diz que não indicou ministros do Supremo e do STJ (Superior Tribunal de Justiça) para ser favorecido. “Indiquei para eles cumprirem a Constituição”.