Datafolha confirma crescimento de Lula na corrida presidencial. Bolsonaro é segundo
A exemplo das pesquisas CNT/MDA e Ibope, o Instituto Datafolha também apontou crescimento do ex-presidente Lula na primeira pesquisa da corrida presidencial após o registro dos 13 candidatos. Mesmo preso e sem participar da campanha, nem de entrevistas ou debates, Lula (PT) tem 39% das intenções de voto.
Jair Bolsonaro (PSL) aparece em segundo com 19% . Estão embolados no terceiro posto Marina Silva (Rede, com 8%), Geraldo Alckmin (PSDB, 6%) e Ciro Gomes (PDT, 5%). No cenário sem Lula, Bolsonaro lidera com 22%.
Caso seja confirmada a inelegibilidade de Lula pela Justiça Eleitoral, o desafio para o PT será transferir votos para o atual vice da chapa Fernando Haddad, que intensificou uma agenda de visitas ao Nordeste.
Entre eleitores que declaram voto em Lula, 62% escolheriam o candidato apoiado por ele. Se esses eleitores mantiverem sua disposição, o ex-prefeito de São Paulo poderá atingir 24% dos votos. A transferência de votos, neste caso, seria suficiente para levar Fernando Haddad ao segundo turno.