Ex-prefeitos cearenses estão na mira das impugnações do MPF
Pelo menos três ex-prefeitos cearenses estão na mira do Ministério Público Federal, que pede a impugnação das suas candidaturas. Os casos ainda serão analisados pela Justiça Eleitoral. Estão sendo questionadas as candidaturas dos ex-prefeitos Raimundão, de Juazeiro do Norte, Dedé Teixeira, de Icapuí, e Celso Crisóstomo, de Canindé. Os julgamentos devem ser feitos pelo TRE até 17 de setembro.
Os argumentos nos pedidos feitos pelo MPF vão desde o questionamento por rejeição de contas pelo Tribunais de Contas do Estado (TCE) ou Tribunal de Contas da União (TCU) até abuso de poder político e econômico.
O Tribunal Regional Eleitoral recebeu até agora 16 impugnações de registro de candidaturas. O ex-presidente do extinto Tribunal de Contas dos Municípios, Domingos Filho (PSD), é questionado, por exemplo, de tentar acumular cargo de conselheiro com o de deputado. O Pastor Pedro Ribeiro (PSL), candidato a senador, está sendo questionado por contas desaprovadas pelo TCU. É o mesmo caso de José Pereira de Lima, o Preto Zezé (PCdoB), candidato a deputado estadual.