PT registra candidatura de Lula no TSE e espera posicionamento da Justiça
Finalmente, o PT pediu o registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. Em Brasília, um grupo formado pelo ex-ministro Fernando Haddad (PT), vice na chapa e que deve substituir Lula em caso de veto da candidatura; e também Manuela D’Ávila (PCdoB), que vai assumir a vice após uma definição da Justiça sobre a situação de Lula, fez o pedido de registro.
O PT transformou o registro de Lula em um ato político, com milhares de militantes e várias lideranças aliadas de Lula reunidas nas imediações do TSE.
Lula foi registrado com a certidão criminal do domicílio eleitoral de São Paulo. Assim, a certidão não inclui as condenações de Lula na Operação Lava Jato, que foram dadas por tribunais da região Sul.
Participaram do ato os governadores do Ceará, Camilo Santana (PT); da Bahia, Rui Costa (PT); de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT); do Piauí, Wellington Dias (PT); do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB); e de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB); além da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
Após a entrega de documentos ao TSE, é necessário aguardar a publicação do registro de Lula no Diário da Justiça Eletrônico, o que deve acontecer nesta quinta-feira, dia 16 de agosto, ou na sexta, dia 17. A Justiça Eleitoral deve se pronunciar sobre candidatura de Lula já nos próximos dias.