Eleitos em outubro serão diplomados pelo TRE nesta quarta-feira
O governador Camilo Santana (PT), a vice Izolda Cela (PDT), os senadores Cid Gomes (PDT) e Luís Eduardo Girão (PROS), deputados federais e estaduais, eleitos em outubro, serão diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesta quarta-feira, dia 19 de dezembro. A posse nos cargos para que não foi reeleito só acontece no início de 2019.
Nas casas legislativas, o governador reeleito Camilo Santana vai enfrentar o desafio de lidar com uma nova composição. Na Assembleia Legislativa, ele contará com uma oposição pequena, com apenas oito deputados. Na base estarão 38 parlamentares.
Na Câmara Federal, Camilo terá seis deputados de oposição: Capitão Wagner (PROS), Roberto Pessoa (PSDB), Heitor Freire (PSL) e Vaidon Oliveira (PROS). No Senado, Tasso Jereissati (PSDB) e Eduardo Girão (PROS) também estão na posição contrária à linha política do governador.
Entre os partidos, o PDT segue sendo a maior agremiação com eleitos no Ceará. São 21 representantes nas casas legislativas, além da vice-governadora reeleita, Izolda Cela. O PT do governador Camilo Santana vem logo em seguida com sete membros, e o MDB tem cinco deputados na Assembleia Legislativa e Câmara Federal.