Ministério da Saúde libera recursos e garante reforço no atendimento do SAMU no interior do Ceará
Na reta final do Governo Michel Temer, o governador do Ceará, Camilo Santana bateu em várias portas dos ministérios em Brasília para assegurar recursos para o Estado. Na saúde, a boa notícia foi a liberação mais de R$ 7 milhões para habilitar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) em 44 cidades do interior do Estado. A Portaria foi assinada pelo ministro da Saúde, Gilberto Occhi.
“A nossa meta é universalizar o SAMU em todo o Estado. Em nome do povo cearense, agradecemos toda equipe do Ministério da Saúde e ao presidente do Congresso, Eunício Oliveira, pela articulação feita aqui em Brasília para garantir os recursos necessários para atender o nosso Estado”, ressaltou o governador Camilo Santana.
Na assinatura da Portaria, que liberou os recursos, estiveram presentes o presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira, e o líder do governo no Congresso, deputado federal André Moura.
Os 44 municípios cearenses que serão beneficiados com o dinheiro para reforço do atendimento do SAMU são Juazeiro do Norte, São Benedito, Aracati, Aracoiaba, Canindé, São Gonçalo do Amarante, Eusébio, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Alto Santo, Aquiraz, Baturité, Beberibe, Boa Viagem, Capistrano, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, General Sampaio, Guaiúba, Horizonte, Icapuí, Itapajé, Jaguaribe, Jaguaruana, Morada Nova, Ocara, Pacajus, Pacatuba, Paraipaba, Pedra Branca, Paracuru, Pentecoste, Pindoretama, Redenção, Senador Pompeu, Solonópole, Tabuleiro do Norte e Trairi.
O documento assinado pelo ministro da Saúde, Gilberto Occhi, garante ainda que sejam custeadas a Unidade Móvel Aérea (Aeromédico), em Juazeiro do Norte, e a Unidade de Suporte Básico (USB), em São Benedito, além de qualificar as USBs e a Unidade de Suporte Avançado (USA) e ambulâncias destinadas ao SAMU na Central de Regulação das Urgências Estadual do Ceará, com sede no Eusébio.