Operação prende secretário de Articulação Política de Pacatuba e mais seis pessoas
A Polícia Civil desencadeou a “Operação Proprietarius” nesta sexta-feira, dia 14 de dezembro, que gerou a prisão de sete pessoas envolvidas num esquema de lavagem de dinheiro, agiotagem e sonegação fiscal em seis municípios cearenses. Na operação, que teve à frente a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), foi preso Antônio Fábio da Silva Araújo, o Bim Araújo, de 41 anos, secretário municipal de articulação política e ex-vereador de Pacatuba. Ele é acusado de facilitar as ações criminosas do grupo, que movimentou mais de R$ 23 milhões.
O grupo emprestava dinheiro a juros abusivos, o que caracteriza a prática ilegal de agiotagem, e o montante ganho era aplicado em compra de imóveis, sonegados e registrados em nome de “laranjas”.
As investigações começaram há seis meses. De 2008 a 2016, a evolução patrimonial de Bim chegou a 2.000% no período, de acordo com o delegado adjunto Alisson Gomes. A Polícia acredita que a quadrilha tenha cerca de 80 imóveis nos municípios de Pacatuba, Maracanaú, Fortaleza, Cascavel, Pindoretama e Russas.