Sintro tenta reunião com Roberto Cláudio para tratar do projeto de ônibus sem cobradores

  • 15/12/2018

papicu

O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (Sintro) continua pressionando por uma reunião com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. A pauta é o projeto de operação de linhas de ônibus com uso exclusivo de crédito eletrônico, sem o pagamento das passagens em dinheiro. O Sintro teme a demissão de cobradores já que os coletivos dispensam a presença dos profissionais.

Atualmente, a Etufor e o Sindionibus testam a novidade em 14 itinerários em Fortaleza. Em contrapartida, motoristas e cobradores têm feito protestos com paralisações pontuais nos terminais de ônibus da Capital. O Sintro alerta que se não forem recebidos pela administração municipal para maiores esclarecimentos sobre o projeto, a categoria pretende fazer uma paralisação geral durante o Natal e Ano Novo.

Muitos usuários vêm reclamando da negativa do pagamento em dinheiro nos coletivos em teste. A Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará diz que a prática de negar ao passageiro o direito de pagar em dinheiro pode ser enquadrada como uma contravenção penal.