Base parlamentar insatisfeita já mandou o primeiro recado a Bolsonaro

  • 20/02/2019

image

Insatisfeita com a desarticulação política do Governo Bolsonaro e a falta de interlocutores com o Congresso Nacional, a base parlamentar da Câmara dos Deputados mandou o primeiro recado ao Planalto. Proporcionou a primeira derrota ao governo do presidente Jair Bolsonaro no plenário, nesta terça-feira, dia 19 de fevereiro, ao derrubar o decreto que alterou as regras da Lei de Acesso à Informação. O texto vai para análise do Senado Federal.
Se entrar em vigor, ele tornará sem efeitos o decreto assinado pelo vice-presidente, Hamilton Mourão, no dia 24 de janeiro, que alterou as regras de aplicação da LAI e permitiu que ocupantes de cargos comissionados da gestão, em muitos casos sem vínculo permanente com a administração pública, possam classificar dados do governo federal como informações ultrassecretas e secretas.
Isolado, o PSL foi o único a orientar seus deputados a votarem contra a urgência do projeto de decreto legislativo. Nesta votação, foram 367 votos a favor do projeto e apenas 57 contra.