Advogados de Lula consideram avanço a redução da pena, mas recorrem ao STF por absolvição

  • 24/04/2019

IMG_20190424_083900_803

A defesa do ex-presidente Lula considerou um avanço a decisão do STJ em reduzir sua pena de 12 para 8 anos, mas o advogado Cristiano Zanin Martins afirmou que a absolvição de Lula é o “único resultado possível”. O caso ainda deverá ser analisado pelo Supremo Tribunal Federal e também pelo Comitê de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), através de recursos impetrados pela defesa do petista.
Juristas avaliam que, com a redução da pena decidida pelo STJ, o ex-presidente Lula poderá deixar a prisão em setembro deste ano, mas também precisará pagar R$ 3 milhões de multa. Apoiadores de Lula devem organizar uma campanha de financiamento coletivo para que ele volte para casa. Lula está preso em Curitiba desde abril do ano passado, quando liderava as pesquisas da então sucessão presidencial.
De acordo com a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, se for beneficiado pela progressão de regime, Lula poderá ir para casa por volta do dia 29 de setembro. Mas antes tem que desembolsar o dinheiro da multa.