Queda na aprovação popular acende alerta no Planalto para mudança de postura de Bolsonaro

  • 07/04/2019

images (59)

A queda de popularidade de Jair Bolsonaro diante de uma dificuldade de articulação política com o Congresso e com ações, por enquanto, ineficazes para recuperar a economia após três meses de governo, preocupam o Planalto. E os números estão aí nas últimas pesquisas de opinião pública.
Segundo o Datafolha, Jair Bolsonaro registra a pior avaliação após três meses de governo entre os presidentes eleitos para um primeiro mandato desde a redemocratização de 1985.

Cerca de 30% dos brasileiros entrevistados consideram o governo de Bolsonaro ruim ou péssimo, índice semelhante ao daqueles que consideram ótimo ou bom (32%) ou regular (33%).
A comparação dos dados da nova pesquisa Datafolha com os resultados obtidos por Jair Bolsonaro na eleição oferece termômetro expressivo da queima de capital político nos três primeiros meses de governo. Na região Sul, onde o presidente alcançou seu maior índice de votação, 68%, apenas 39% classificam seu governo como ótimo ou bom e 54% dizem que ele fez menos do que o esperado. No Sudeste, onde conquistou 65,4% dos votos válidos, o percentual de frustrados chega a 59%.