Bancada cearense em Brasília conhece projetos de investimento para a Capital

  • 20/05/2019

IMG_20190520_191633_809
Deputados federais do Ceará tiveram a oportunidade de conhecer nesta segunda-feira, dia 20 de maio, projetos de investimento da Prefeitura para Fortaleza. O prefeito Roberto Cláudio recebeu, no Paço Municipal, a bancada federal para apresentar projetos e ações da gestão municipal na área da Saúde, Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico. O chefe do Executivo relatou o andamento de obras e execução orçamentário, além de requerer apoio para obtenção de recursos para as obras do Instituto José Frota 2 (IJF2), requalificação da BR-116 e do Mercado São Sebastião.
Participaram da reunião os deputados federais André Figueiredo (PDT), Denis Bezerra (PSB), Leônidas Cristino (PDT), Eduardo Bismarck (PDT), Domingos Neto (PSD) e Robério Monteiro (PDT), além de parte do secretariado municipal.
Roberto Cláudio apresentou um balanço geral dos investimentos e da ampliação da Rede de Saúde Municipal, contemplando obras na atenção primária (postos de saúde), na atenção secundária e também terciária, com reforma e ampliação da rede hospitalar. Dentre as diversas iniciativas inovadoras na área apresentadas, houve destaque para a construção do IJF2, cujas primeira e segunda etapas já foram entregues. A previsão é que a obra seja concluída no início de 2020. O orçamento é de R$ 74,6 milhões, com recursos oriundos do Governo do Estado do Ceará (50%) e Prefeitura de Fortaleza (50%).
Além das obras na área da saúde, o prefeito Roberto Cláudio apresentou as obras de requalificação da BR-116 e do Mercado São Sebastião. O projeto da rodovia federal, uma das mais importantes de acesso e saída da cidade, contempla os primeiros 10 quilômetros no território de Fortaleza, com a implantação de um Corredor Exclusivo de Ônibus (BRT). A obra abrange a implantação de sete conjuntos de abrigos especiais, com acesso exclusivo por passarelas, possibilitando a operacionalização do transporte público por ônibus com exclusividade do Terminal da Messejana até o Centro, na Avenida Domingos Olímpio. O custo da obra é de R$ 30 milhões.