Manifestações pró Bolsonaro podem agravar relação entre o Planalto, Congresso e STF

  • 27/05/2019

IMG_20190527_083616_556

Um levantamento feito pelo Portal G1 mostrou que as manifestações favoráveis ao governo de Jair Bolsonaro, neste domingo, dia 26 de maio, atingiram 156 cidades de todos os 26 estados e do Distrito Federal. No entanto, a avaliação de líderes no Congresso Nacional e até de integrantes da ala mais moderada do Governo é que as manifestações não devem melhorar em nada a relação de Bolsonaro com o Congresso, com o Centrão, com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e com o Supremo Tribunal Federal.
O Governo Federal mantém dificuldades para consolidar uma base parlamentar, de quem depende para avançar pautas como a reforma da Previdência e o pacote anticrime.
Na contramão de melhorar a relação com os parlamentares, as manifestações de domingo foram dominadas pelos apoiadores mais radicais de Bolsonaro, onde parte deste grupo defende soluções autoritárias como o fechamento do Congresso e do STF.
Após desistir de ir aos protestos para não associar a imagem do governo às passeatas, o presidente passou o domingo nas redes sociais compartilhando vídeos e mandando recados para parlamentares, voltando a associá-los à velha política.
É esperar os próximos desdobramentos na semana política em Brasília.