Vereadores de Fortaleza iniciam articulações para mudanças de partido até eleições de 2020

  • 22/05/2019

IMG_20190522_065147_140

Próximo ano haverá eleições municipais. Na Câmara de Vereadores de Fortaleza, parlamentares já se movimentam diante da necessidade de trocar de partidos. Com o fim das coligações proporcionais, vereadores fazem as contas para ver as condições mais adequadas para buscarem a reeleição.
O ano de 2020 será de eleições municipais para prefeito e vereador. A janela partidária que permite a troca de legendas só deve ser aberta em abril de 2020, mas as negociações já começaram.
A maior preocupação dos vereadores com as próximas eleições é com o fim da possibilidade de haver coligações proporcionais entre os partidos. Isso pode provocar dificuldades de reeleição entre os políticos que estão em legendas consideradas pequenas.
No Legislativo da Capital, alguns vereadores já se antecipam nas negociações para mudar de agremiação. Partidos maiores podem se beneficiar com o fim das coligações em 2020. O PDT, por exemplo, tem a maior bancada da Câmara Municipal de Fortaleza com 10 parlamentares. Pode até dobrar o número até o próximo ano. No entanto, vai dificultar a reeleição de quem hoje está com mandato.