Relator da reforma da Previdência confirma mudanças no texto a ser votado na Comissão Especial

  • 12/06/2019

IMG_20190612_192000_555

A pressão dos deputados do Centrão, na Câmara dos Deputados, em relação a reforma da Previdência já tem um efeito prático. O relator da Reforma da Previdência, Samuel Moreira (PSDB-SP), confirmou que irá apresentar diversas mudanças no texto que vai à votação na Comissão Especial da proposta, na Câmara. Entre as alterações estão a exclusão de pontos como regime de capitalização, aposentadoria rural, Benefício de Prestação Continuada (BPC), bem como os estados e os municípios.
O regime de capitalização, que é uma espécie de poupança que o trabalhador faz para garantir a aposentadoria no futuro; possíveis mudanças sobre a aposentadoria rural e do BPC, que é pago a idosos e a deficientes em vulnerabilidade social e econômica.
Caso haja mobilização de governadores, estados e municípios, poderão ser reincluídos, mas já no Plenário da Casa. O relatório do deputado Samuel Moreira deve ser lido nesta quinta-feira, dia 13 de junho, na comissão especial na Câmara dos Deputados.
A expectativa dos líderes partidários é de que a economia com a reforma, em dez anos, seja de R$ 900 bilhões, valor inferior ao almejado pelo governo Jair Bolsonaro, de R$ 1,24 trilhão. Resta saber como irá reagir o ministro da Economia, Paulo Guedes, a este novo patamar.