Trecho da transposição do São Francisco no Ceará só ficará pronto em dezembro, diz Governo Federal

  • 14/06/2019

IMG_20190614_171607_600

Para conclusão do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco entre Pernambuco e Ceará, está prevista a liberação de R$ 150 milhões do Governo Federal. Esse recurso está garantido, segundo representantes do Ministério, após a aprovação do crédito suplementar, nesta semana, em Brasília, de R$ 248,9 bilhões, ao Orçamento. Os serviços no canteiro estão paralisados há mais de três meses por causa de contingenciamento nos recursos da União.
Nesta sexta-feira, dia 14 de junho, uma comissão de deputados da Assembleia Legislativa do Ceará, esteve em Penaforte, na Região do Cariri, visitando o canteiro de obras. Se reuniram com representantes do Ministério do Ministério do Desenvolvimento Regional. E aí surgiu uma nova previsão de término da obra, que já está com 97% de serviços concluídos. A entrega agora passou para dezembro deste ano.
O detalhe é que a interligação da água do São Francisco, de Penaforte até o açude Castanhão, em Alto Santo, só deve acontecer em março de 2020. Uma situação preocupante, já que o reservatório pegou pouca água com as chuvas de 2019. O assessor especial para Assuntos Institucionais do Governo do Estado, Nelson Martins, alerta que é preciso cobrar o cumprimento do prazo por parte do consórcio construtor, porque “estamos no limite do limite”, disse Nelson.