Eduardo Bolsonaro sinaliza aceitar convite do pai para a Embaixada do Brasil nos EUA
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, sinalizou positivamente um possível convite para assumir a embaixada do Brasil nos Estados Unidos, sugerido pelo próprio pai. Alinhado ao presidente dos EUA, Donald Trump, e ao ultraconservador de direita norte-americano Steve Bannon, Eduardo Bolsonaro poderá provocar mudanças diretas de rumo em temas como direitos humanos, política ambiental, questões de gênero, desigualdade e temas indígenas.
Caso a indicação de Eduardo Bolsonaro seja confirmada, ele precisará ser sabatinado na Comissão de Relações Exteriores do Senado (CRE) do Senado, ter seu nome aprovado no colegiado e, posteriormente, no Plenário da Casa. Oposição no Senado caracteriza a indicação como prática de nepotismo.
O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que a indicação de Eduardo Bolsonaro para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos pelo presidente Jair Bolsonaro é um “péssimo exemplo” e um “tiro no pé”.
Na missão do Brasil junto à ONU, em Nova York, diplomatas receberam com preocupação, beirando o pânico, a virtual nomeação de Eduardo Bolsonaro como embaixador em Washington.