Governadores do Nordeste se reúnem na Bahia e discutem relação com o Governo Federal

  • 29/07/2019

IMG_20190729_054844_316

Os governadores dos nove estados nordestinos, se reúnem, nesta segunda-feira, dia 29 de julho, na Bahia. A pauta oficial é a instalação do Consórcio Nordeste, que prevê parcerias entre os estados em diversas áreas. O encontro, porém, sinaliza um gesto político em relação ao Governo Federal, após declarações do presidente Jair Bolsonaro onde classificou os governadores da região de “paraíbas”.
A situação de Bolsonaro é vista com preocupação no Nordeste, porque, além de ser uma região governada, historicamente, por políticos ligados a partidos de esquerda, foi a única região em que ele perdeu no segundo turno das eleições, registrando 30,3% dos votos válidos contra 69,7% de Fernando Haddad (PT).
O objetivo do consórcio é firmar parcerias entre os estados nordestinos, para investimentos compartilhados, como a compra de medicamentos e realização de obras. As ações feitas em conjunto poderão ser barateadas. A criação do consórcio foi aprovada nas assembleias legislativas dos nove estados, inclusive, no Ceará, em maio passado.