Cândido Albuquerque será o novo reitor da Universidade Federal do Ceará
O presidente Jair Bolsonaro escolheu o advogado e professor Cândido Albuquerque como novo reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC). Cândido Albuquerque foi o terceiro colocado na lista tríplice formada após consulta à comunidade acadêmica. Ele era apontado como favorito à indicação, por ser o candidato mais alinhado a posicionamentos de Bolsonaro.
A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. Dos três candidatos concorrentes, Cândido Albuquerque, que é diretor da Faculdade de Direito, foi o menos votado com 610 votos. O candidato mais votado pela comunidade acadêmica da UFC foi o atual vice-reitor, Custódio Luís Silva de Almeida, com 7.772 votos. Antônio Gomes de Souza Filho, atual pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação ficou em segundo lugar, com 3.499 votos.
Docentes, estudantes e servidores técnicos-administrativos da UFC prometem realizar, nesta terça-feira, dia 20 de agosto, um protesto contra a nomeação de Cândido Albuquerque pelo não respeito a escolha da comunidade acadêmica.