Dallagnol usou partido Rede para atacar Gilmar Mendes em ação no STF, diz parceria UOL/Intercept
Novo parceiro do site The Intercept Brasil, o portal UOL publicou nova reportagem nesta quarta-feira, dia 7 de agosto, que revela, em mensagens vazadas, movimento do procurador Deltan Dallagnol, chefe da Operação Lava Jato em Curitiba, usando a Rede Sustentabilidade, partido de Marina Silva, como uma espécie de laranja para extrapolar suas atribuições e propor uma ação no Supremo Tribunal Federal contra o ministro Gilmar Mendes.
A articulação, que envolveu o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), resultou na apresentação de uma ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) no Supremo para impedir que Gilmar soltasse presos em processos que ele não fosse o juiz da causa.
Os arquivos, que abarcam período de 2014 até este ano, reúnem conversas privadas e em grupos no Telegram, além de documentos e outros itens.
Ao UOL, o senador Randolfe Rodrigues disse que “agora tem que separar o joio do trigo”, pois algumas ações da Lava Jato, a partir do que se notou nas mensagens reveladas pelo Intercept, estariam comprometidas. “Aquela em relação ao ex-presidente Lula é uma delas”, disse.