El Pais fecha parceria com Intercept Brasil e publica matéria onde Dallagnol e procuradores investem contra ministro Gilmar Mendes
O El Pais é o mais novo parceiro do Intercept Brasil na apuração dos arquivos de mensagens que envolvem o ex-juiz Sérgio Moro e procuradores da Lava Jato. O jornal espanhol se junta aos parceiros já estabelecidos: Folha de São Paulo, Revista Veja e o jornalista Reinaldo Azevedo, da Rádio Band News.
E na primeira reportagem, publicada nesta terça-feira, dia 6 de agosto, o jornal espanhol revela que a operação Lava Jato planejou buscar na Suíça provas contra o ministro do STF, Gilmar Mendes. Procuradores discutiram usar caso de Paulo Preto, operador financeiro do PSDB, para reunir munição contra ministro. Diálogos no Telegram mostram o empenho da força-tarefa pelo impeachment do magistrado.
De acordo com a reportagem, procuradores e assistentes, liderados por Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa, se mobilizaram para apurar decisões e acórdãos do magistrado para embasar sua ofensiva, mas foram ainda além. Planejaram acionar investigadores na Suíça para tentar reunir munição contra o ministro, ainda que buscar apurar fatos ligados a um integrante da Corte superior extrapolasse suas competências constitucionais. A estratégia contra Gilmar Mendes foi discutida ao longo de meses em conversas de membros da força-tarefa pelo aplicativo Telegram enviadas ao The Intercept por uma fonte anônima e analisadas em conjunto com o El Pais.