Gilmar Mendes prevê que pedido de suspeição de Moro no julgamento de Lula deve ser julgado entre outubro e novembro

  • 15/09/2019

IMG_20190915_092001_176

Em entrevista exclusiva à Folha de S. Paulo e ao Portal UOL, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, confirma que, entre outubro e novembro, o STF deve colocar em pauta o pedido de habeas corpus questionando a imparcialidade do ex-juiz Sergio Moro, hoje ministro da Justiça, responsável pela condenação do ex-presidente Lula. O processo será julgado pela Segunda Turma do STF.
As mensagens divulgadas pelo site The Intercept Brasil desde junho ampliaram os questionamentos sobre a isenção de Moro ao julgar Lula. Crítico dos métodos da Lava Jato, Gilmar afirmou que é preciso não retirar os méritos da operação, mas defendeu “combater o crime não se cometendo novos crimes”.
“Nós aprendemos, vendo esse submundo, o que é que eles faziam. Delações submetidas a contingência, ironizavam as pessoas, perseguiam os familiares para obter o resultado em relação ao verdadeiro investigado, tudo isso que nada tem a ver com o Estado de Direito. Vamos imaginar que essa gente estivesse no Poder Executivo, o que que eles fariam? Certamente fechariam o Congresso, fechariam o Supremo.”