Reprovação ao Governo Bolsonaro já chega a 38%, diz pesquisa Datafolha
Nova pesquisa do Instituto Datafolha, publicada nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, pelo jornal Folha de S.Paulo, mostra o derretimento da popularidade de Jair Bolsonaro em pouco menos de dois meses. Segundo dados da pesquisa nacional, que ouviu 2.878 pessoas com mais de 16 anos em 175 municípios, a reprovação ao ocupante do Palácio do Planalto subiu de 33% para 38% em relação ao levantamento anterior do instituto, feito no início de julho. A aprovação de Bolsonaro também caiu, de 33% em julho para 29% agora.
A região Nordeste continua sendo aquela em que Bolsonaro é mais rejeitado. Seu índice de ruim e péssimo subiu de 41% para 52% na região de julho para cá.
Um dos fatores que explicam a alta rejeição a Jair Bolsonaro é seu comportamento inadequado para o cargo. Enquanto apenas 15% avaliam que ele respeita a liturgia do cargo, outros 44% pensam que ele jamais se comporta como um presidente da República.
A pesquisa ainda mostra queda de apoio do eleitorado que o colocou no Planalto e participou da sua campanha eleitoral. Índice dos que classificam a gestão do presidente como ruim ou péssima aumentou significativamente. Em abril, este grupo totalizava 35%. Depois, em julho, oscilou irrisoriamente para 36%. Neste levantamento, porém, chegou à marca de 43%.