Se ataques diminuírem, frota de ônibus poderá ser normalizada nesta quarta-feira
Os ataques criminosos em Fortaleza atingem diretamente o transporte coletivo. De acordo com o Sindionibus, a frota circulou em torno de 75% da sua totalidade nesta terça-feira, dia 24 de setembro, com o trabalho conjunto da Polícia Militar e Guarda Municipal, a fim de garantir a segurança dos motoristas e passageiros com escolta acompanhando os veículos. Para esta quarta-feira, dia 25, se os ataques diminuírem, a frota estará 100% normalizada nas ruas.
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social aponta que, desde a última sexta-feira, dia 20, foram registrados pelo menos 31 ataques no Ceará contra prédios públicos e privados, transportes coletivos, caminhões, carros particulares e uma torre de telefonia.
As investigações mostram que as ações partem de uma só facção criminosa que estaria insatisfeita com o endurecimento das normas de presos recolhidos em unidades penitenciárias do Estado.
Até a noite desta terça-feira, 15 pessoas foram capturadas, entre elas, cinco adolescentes. O Governo Estadual transferiu 257 presos para o isolamento em unidades prisionais de Pacatuba, Quixadá e do Centro de Triagem e Observação Criminológica, com o objetivo de desarticular lideranças de um mesmo grupo criminoso dentro do sistema penitenciário.