Aumenta clima de tensão no Oriente Médio diante da possibilidade de reação do Irã ao ataque dos EUA
O clima é de tensão no Oriente Médio diante da possibilidade de resposta do Irã aos ataques desferidos pelos Estados Unidos. O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou, no Twitter, que se o governo iraniano acertar um alvo americano, em retaliação pela morte do general Qassim Suleimani, os Estados Unidos responderão atingindo 52 alvos de alto nível e importância para o Irã.
Por outro lado, o comandante da Guarda Revolucionária iraniano, Gholamali Abuhamzeh, esclarece: a capital israelense e 35 alvos vitais dos EUA no Oriente Médio estão “ao alcance do Irã”.
Enquanto isso, o mundo vive a expectativa das consequências de uma guerra de maiores proporções. A alta no preço do petróleo pode trazer grandes prejuízos para o Brasil.
O presidente Jair Bolsonaro já admitiu que o preço da gasolina tende a subir. Mesmo assim, prefere manter a simpatia às ações do presidente norte-americano Donald Trump, que tenta melhorar sua popularidade nos EUA em ano de eleições. Uma estratégia arriscada e muito perigosa.