Bolsonaro desiste de ir ao Fórum de Davos e volta a atacar a imprensa na saída do Alvorada

  • 06/01/2020

A tensão política entre Irã e Estados Unidos deve atrapalhar planos do presidente Jair Bolsonaro de ir ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. O próprio Bolsonaro declarou, nesta segunda-feira, dia 6 de janeiro, a intenção de não ir mais ao evento por questão de segurança. O Fórum de Davos reúne políticos, investidores e personalidades da elite mundial. O Fórum Econômico está marcado para acontecer de 21 a 24 de janeiro.
No final deste mês, Jair Bolsonaro tem uma viagem internacional marcada para a Índia que, por enquanto, está mantida na agenda presidencial.
Em tempo: nesta segunda-feira, o presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar a imprensa, por causa de reportagens críticas a seu governo. Ele declarou aos jornalistas na saída do Palácio Alvorada, em Brasília: “Vocês são uma espécie em extinção. Eu acho que vou botar os jornalistas do Brasil vinculados ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente)”.
Talvez o presidente Bolsonaro avalie que as únicas “informações corretas” sobre o Governo devem ser as publicadas por ele e os filhos nas redes sociais. Ou, quem sabe, as dos seus seguidores que só apreciam “um lado da história” e os elogios gratuitos.
Não custa lembrar que sem imprensa livre, não há democracia. É função da imprensa fiscalizar as ações de gestores públicos, não importa qual seja a esfera: federal, estadual ou municipal.