Detentos realizam serviços de limpeza e capinagem no bairro Jangurussu

  • 27/01/2020

Uma iniciativa que pode mudar o conceito de ressocialização de presos no sistema prisional do Ceará. Nesta segunda-feira, dia 27 de janeiro, moradores do conjunto habitacional Maria Tomásia, no bairro Jangurussu, em Fortaleza, ficaram surpresos com a movimentação de pessoas fazendo a limpeza e serviço de capinagem da praça da comunidade. O que parecia ser mais um dia de trabalho de urbanização da Prefeitura de Fortaleza era na verdade um mutirão de limpeza formado por cerca de 30 apenados do sistema penitenciário cearense.
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), com autorização da Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).
O trabalho voluntário dos internos do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), em Itaitinga, promove cidadania e a ressocialização dos presos que estão sob custódia do Estado. Todo o trabalho dos internos é supervisionado pelos policiais penais e por policiais militares da base do Proteger.