Ministro Paulo Guedes compara servidor público a “parasita” e defende fim de reajuste automático
O servidor público federal já não anda muito satisfeito com a atenção que o Governo Federal tem dado à categoria. Para agravar o quadro, o Ministro da Fazenda, Paulo Guedes, fez uma comparação nem um pouco feliz durante uma palestra, nesta sexta-feira, dia 7 de fevereiro, no Rio de Janeiro. Guedes comparou servidores públicos a “parasitas”.
O Ministro da Fazenda declarou: “O governo está quebrado, gasta 90% da receita com salário e é obrigado a dar aumento. O funcionalismo teve aumento de 50% acima da inflação, além de ter estabilidade na carreira e aposentadoria generosa. O hospedeiro está morrendo, o cara virou um parasita”, disse ele, defendendo o fim dos reajustes automáticos do funcionalismo público federal.
Depois da repercussão negativa, uma nota do Ministério da Fazenda tentou minimizar o estrago. “O ministro lamenta profundamente que sua fala tenha sido retirada de contexto pela imprensa”, diz a nota.
É bom lembrar que o Governo Bolsonaro pretende enviar semana que vem o texto da reforma administrativa ao Congresso Nacional, que vai mexer diretamente com o servidor público federal.