Assembleia deve votar na terça-feira a mensagem que proíbe anistia de PMs amotinados. Comissão tem nova reunião neste domingo
Devido ao pedido de vistas do deputado estadual André Fernandes (PSL), durante reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, a Assembleia Legislativa do Ceará só deve votar na terça-feira, dia 3 de março, a mensagem governamental que trata da proibição de anistia de policiais militares amotinados.
Neste domingo, dia 1° de março, haverá uma nova reunião da comissão formada por Governo, Assembleia, Ministério Público e OAB em busca de uma solução para o movimento dos PMs. Como já está claro que o Governo não vai conceder qualquer tipo de anistia para quem cometeu crime militar, a OAB está propondo uma forma de abrandar a punição apenas para PMs que faltaram ao serviço, mas não participaram de atos de vandalismo ao patrimônio público.
O problema continua sendo a falta de interlocutor pelo lado dos PMs amotinados. O coronel reformado do Exército, Walmir Medeiros, que vinha cumprindo a missão, já foi desautorizado pelos amotinados. O Cabo Sabino não é aceito na comissão por estar respondendo a processo disciplinar e com prisão preventiva em aberto.
O que chama a atenção, no momento, é o apoio de governadores de todo o País em relação ao conflito no Ceará. Todos estão preocupados com uma solução para a negociação salarial dos PMs, a fim de que esse tipo de motim não venha a se espalhar por outros estados.