Casos confirmados de coronavírus no Ceará mais que dobram em menos de 24 horas
O secretário de Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, confirmou na tarde desta sexta-feira, dia 20 de março, que o número de casos confirmados do coronavírus no Estado chegou a 55. Mais do que dobrou em relação ao último boletim. Dr. Cabeto considera que o Ceará já registra transmissão comunitária da doença. Ou seja, a transmissão ocorre não só de pessoas vindas de outros estados ou do exterior. Acontece entre moradores das próprias cidades.
A partir de agora, Dr. Cabeto aponta que pessoas que têm formas leves da doença, se não estiverem no grupo de maior risco, não precisam procurar as unidades de saúde. “É mais importante, do ponto de vista epidemiológico, mapear os casos graves para nos anteciparmos”, ponderou o secretário de Saúde do Estado.
No chamado grupo de risco estão idosos acima de 80 anos, pessoas em tratamento de câncer, diabéticos e com problemas cardiorrespiratórios. Em caso de sintomas do coronavírus, devem procurar atendimento imediato nas unidades de saúde. Os sintomas mais observados são febre, tosse e dificuldade de respirar. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia.