Frente Nacional de Prefeitos reage a campanha de Bolsonaro de dar fim ao isolamento social

  • 27/03/2020

A Frente Nacional de Prefeitos ameaça ir à Justiça para responsabilizar o presidente Jair Bolsonaro pelo fim de isolamento das pessoas no País, proposto por ele. O Governo Federal lançou uma campanha chamada “O Brasil não pode parar” para defender a flexibilização do isolamento social. A medida vai de encontro ao que Chefes de Estado de todo o mundo estão fazendo que é manter o confinamento, a fim de retardar a curva crescente de contágio e permitir que o Sistema Único de Saúde se prepare para receber a quantidade de infectados que está por surgir.
Em carta ao presidente Jair Bolsonaro, prefeitos questionam a campanha. “A depender da resposta do Governo Federal ao presente ofício, pois o posicionamento até o momento tem sido dúbio e gerado insegurança na população, não restará outra alternativa aos prefeitos se não recorrer à Justiça brasileira com pedido de transferência ao presidente da República das responsabilidades cíveis e criminais pelas ações locais de saúde e suas consequências”, diz o documento.

A reação negativa à campanha de Bolsonaro para reabrir o comércio a qualquer custo também inclui governadores. “O mundo inteiro está errado e só Jair Bolsonaro está certo?”, indagou o governador de São Paulo, João Doria, em coletiva de imprensa nesta tarde. Ele diz que a campanha ‘O Brasil não pode parar’ “vai contra o decreto de calamidade pública do próprio governo”.  

“É genocídio! O @PDT_Nacional vai entrar na Justiça pedindo a suspensão desta aberração! É o ÚNICO governante no MUNDO a fazer isto…”, afirmou o ex-ministro Ciro Gomes pelo Twitter.