Governadores do Nordeste têm primeira reunião com Bolsonaro sobre coronavírus. Camilo Santana avalia que Planalto deve atender às reivindicações

  • 24/03/2020

Os nove governadores do Nordeste se reuniram com o presidente Jair Bolsonaro e sua equipe através de videoconferência, nesta segunda-feira, dia 23 de março. De acordo com o governador do Ceará, Camilo Santana, o Planalto prometeu atender as reivindicações dos governadores nordestinos em relação ao enfrentamento do coronavírus. O Ceará solicitou ao Governo Federal um aporte de R$ 216,3 milhões para ações contra a pandemia no Ceará.

De acordo com a Secretaria da Fazenda do Ceará, o Estado deve deixar de arrecadar, somente em março deste ano, cerca de R$ 194 milhões com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o que representa uma queda de 20% em relação ao ano passado.

“Entre as principais reivindicações ao Governo Federal está a transferência de recursos da saúde para estados e municípios pelos próximos quatro meses, além da necessidade do envio de insumos e equipamentos, como ressaltei na minha fala durante a reunião”, garantiu Camilo Santana.

Em nível local, o setor produtivo está propondo ao Governo Estadual o parcelamento do pagamento dos tributos estaduais, com pagamento de 20% de entrada e os demais 80% em 12 parcelas, enquanto durar a crise. Camilo Santana promete analisar todos os pedidos, mas pondera que é necessário avaliar os gastos do Estado no enfrentamento à pandemia do coronavírus com pagamentos de pessoal e equipamentos.