Bolsonaro oferece cargos ao “centrão” para fazer frente a Rodrigo Maia na Câmara dos Deputados

  • 22/04/2020

Isolado politicamente e sofrendo seguidas derrotas no Congresso, o presidente Jair Bolsonaro parte em uma ofensiva contra o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Apesar de dizer que não negocia com ninguém, Bolsonaro avança nos bastidores com ofertas de cargos a partidos do chamado centrão.

Além do comando do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) ao PP e o da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) ao PSD, o Governo está oferecendo também postos em estatais importantes.

O PP também ficaria com a presidência do Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), que fica sob o guarda-chuva do Ministério do Desenvolvimento Regional. Já o PL, de Valdemar Costa Neto, teria o Banco do Nordeste e a Secretaria de Vigilância em Saúde, da equipe do recém-empossado ministro Nelson Teich. O Republicanos, do vice-presidente da Câmara, deputado Marcos Pereira (SP), poderá ficar com a presidência da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba).

Como pano de fundo do embate entre Executivo e Legislativo também está a disputa pela Presidência da Câmara. Maia está em seu terceiro mandato consecutivo à frente da Câmara.