Câmara dos Deputados aprova ampliação de categorias a serem beneficiadas com auxílio emergencial

  • 17/04/2020

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, dia 16 abril, em votação simbólica, o projeto de lei que amplia a lista de categorias a serem beneficiadas com o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 reais. A proposta, que já havia sido aprovado no Senado, inclui, entre outras categorias, catadores de material reciclável, seringueiros, taxistas, mototaxistas, motoristas de aplicativos, manicures, diaristas e pescadores artesanais entre os que poderão solicitar o benefício.

Mas uma relação amistosa entre Legislativo e Executivo tá longe de acontecer. Depois de demitir o ex-ministro Luiz Mandetta, o presidente Jair Bolsonaro resolveu disparar críticas ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que vem tentando aprovar o socorro financeiro para Estados e prefeituras. Segundo a coluna Painel, da Folha, em conversas com parlamentares, Jair Bolsonaro fez uma acusação de que é vítima de um golpe que estaria sendo conspirado por Rodrigo Maia, João Doria e o Supremo Tribunal Federal. 

Bolsonaro disse que recebeu um dossiê com informações de inteligência sobre o suposto golpe para tirá-lo do governo. Ao fazer a acusação, o presidente da República não apresentou qualquer prova do suposto plano arquitetado.