Ministério da Saúde estima que fase descontrolada do coronavírus deve acontecer até maio

  • 08/04/2020

O Ministério da Saúde não tem uma previsão otimista quanto ao avanço do coronavírus no País. O ministro Luiz Mandetta estima que o Brasil entre até maio na fase de aceleração descontrolada de casos do novo coronavírus. Segundo projeção apresentada nesta terça-feira, dia 7 de abril, o início desta etapa está previsto para a 19ª semana do ano, ou seja, entre 4 e 10 de maio. E se não for cumprido o isolamento social, a situação deve se agravar ainda mais.

Mandetta revelou preocupação com a curva de evolução dos casos em Fortaleza, Manaus e São Paulo. A Capital cearense tem a maior incidência de infecções no Brasil. O coeficiente é de 34,7 casos a cada 100 mil moradores, segundo estudo do Ministério da Saúde. São Paulo é a cidade do País com maior número de casos, enquanto Manaus já começa a apresentar carência de leitos para receber novos pacientes infectados.

Outro desafio do Ministro da Saúde é contornar problemas comerciais para comprar da China equipamentos hospitalares para o combate ao coronavírus. O país asiático é o maior produtor de máscaras e de respiradores no planeta e a pandemia da covid-19 fez com que aumentasse a demanda mundial por esses equipamentos.

Dois atritos diplomáticos entre Brasil e China recentemente envolvendo o filho e um ministro do Governo Bolsonaro pioraram as negociações. O último deles envolveu o ministro da Educação, Abraham Weintraub, que no último sábado, dia 5, ofendeu os chineses publicando um post nas redes sociais. No dia 18 de março, o deputado federal Eduardo Bolsonaro escreveu uma mensagem no Twitter responsabilizando o governo chinês pela pandemia do novo coronavírus.