Ministério da Saúde mostra preocupação com a subnotificação dos casos, que devem disparar com divulgação de exames represados

  • 02/04/2020

Uma das preocupações do Ministério da Saúde neste momento da pandemia do coronavírus é a subnotificação dos casos em estados e municípios. O avanço da epidemia pode ser muito maior do que se tem registro, muitos hospitais do país esperam que dentro poucas semanas comecem a faltar vagas em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).

O número de confirmações da Covid-19 deve crescer acentuadamente no Brasil a partir desta semana, segundo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. De acordo com ele, o número de casos confirmados é “muito menor do que o número de casos que estão circulando” no País. “A testagem está represada. Estamos começando a usar máquinas em automático, vamos ter megamáquinas e os números vão crescer muito”, acrescentou Mandetta.

A Secretaria de Saúde do Ceará atualizou ainda na noite de quarta-feira, dia 1° de abril, os dados do coronavírus no Estado. Subiu para nove o número de mortes no Ceará. Em 24 horas, o Estado teve um acréscimo de 44 novos casos e agora registra 445 pessoas infectadas. As nove mortes foram registradas em Fortaleza (6), Eusébio (1), Santa Quitéria (1) e Tianguá (1).