Blitze para combater a circulação indevida de pessoas em Fortaleza já começaram ainda nesta quinta-feira
O trabalho educativo de agentes de segurança para orientar motoristas e pedestres sobre as regras mais rígidas de isolamento social em Fortaleza começou ainda na noite desta quinta-feira, dia 7 de maio. A ideia é explicar o que será permitido ou não dentro do decreto governamental, assinado pelo governador Camilo Santana, que tem validade até 20 de maio.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, cerca de 300 agentes de órgãos de segurança devem atuar em blitze fixas e volantes em Fortaleza, a partir desta sexta-feira, dia 8. Bairros com maior incidência da Covid-19 e descumprimento do isolamento social serão priorizados, assim como praças, calçadões e praias que costumam gerar maior aglomeração de pessoas.
Para as pessoas que precisem sair de casa, a partir desta sexta-feira, dia 8, é necessário portar um documento de identidade, comprovante de residência e atestar a necessidade da locomoção. Saídas para compra de remédios em farmácia ou alimentos em supermercado estão permitidas. Se não conseguir justificar a saída para a rua, o cidadão será orientado pelos agentes a retornar para a a própria residência e pode ser levado a delegacia em caso de insistência na circulação.
Quem estiver trabalhando em empresas que fornecem serviços essenciais, como hospitais ou supermercados, pode fazer uso de crachá ou farda. O funcionário também pode apresentar um documento assinado pelo empregador ou por alguém que seja responsável pela empresa onde o servidor exerce a função.