Camilo Santana alinha com prefeitos cearenses medidas mais duras para conter avanço do coronavírus no interior
Em reunião por videoconferência com 120 prefeitos cearenses, nesta sexta-feira, dia 23 de maio, o governador Camilo Santana alinhou algumas ações para tentar conter o avanço do coronavírus no interior do Estado. E uma das principais medidas é a implantação de medidas mais rígidas de distanciamento social nos municípios onde a Covid-19 tem mostrado crescimento no número de casos e óbitos. O decreto governamental tem validade até 31 de maio. O Ceará conta hoje com 34.573 casos confirmados e 2.251 mortes pela doença.
Camilo reforçou a necessidade de se abrir mais leitos de retaguarda no interior. “Já foram 2.139 leitos criados exclusivos para a Covid-19 e, mesmo assim, há um percentual de ocupação chegando ao limite do sistema de saúde. Abrimos leitos de UTI em Itapipoca, Crateús, Canindé, ampliação dos hospitais regionais do Sertão Central, Região Norte, Cariri, entre outros. Esses 200 respiradores que chegaram recentemente vão nos permitir ampliar ainda mais os leitos de UTI”, disse o governador.
O presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), Nilson Diniz, relatou a preocupação com o aumento de casos confirmados no interior. “Nós temos 16 municípios que já têm uma taxa de incidência maior que a do estado. Essa preocupação é pertinente porque no interior nós sabemos a dificuldade que cada um tem. Existem dois caminhos para tratar esse assunto: aumentando o isolamento social e fortalecendo essa parte da atenção básica”.