Quarentena no Ceará prossegue até fim de maio e com reforço no isolamento em municípios do interior

  • 20/05/2020

A quarentena por causa do coronavírus terá reforço em municípios do interior onde o número de casos e mortos da doença está crescendo. O decreto governamental foi prorrogado até o dia 31 de maio pelo governador do Ceará, Camilo Santana. Ele avalia que o avanço da pandemia no Estado já mostra sinais de estabilidade, mas ainda é necessário manter regras mais rígidas de isolamento social para não comprometer os sistemas público e privado de saúde. “Nós vamos fazer algumas recomendações para municípios onde o número de contaminações e óbitos estão crescendo”, reforçou o governador.

Camilo destaca que o plano de retorno das atividades econômicas no Ceará será apresentado ainda nesta semana. A expectativa do governador cearense é que a retomada de alguns setores já possa acontecer a partir de junho. 

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, participou do anúncio do novo decreto ao lado de Camilo Santana. Ele confirmou que Fortaleza permanece com as regras mais rígidas de isolamento social até o fim de maio. “A gente está aumentando leitos de UTI, mas é importante que todos se mantenham focados no cuidado individual, usando máscaras e usando o álcool em gel. Eu faço um apelo, população, para que se compreenda as medidas de isolamento, pois não podemos achar normal a taxa média de 60 pessoas morrendo por dia”.

O Ceará chegou a 30.560 casos e 1.900 mortos por Covid-19 nesta quarta-feira, dia 20 de maio.  São ainda 16.431 pessoas recuperadas da doença. No Brasil, são 291.579 infectados e 3.483 óbitos. 116.683 pacientes já se recuperaram da doença.