Rodrigo Maia já admite que o Congresso estique prazo para eleições e também para a realização do Enem 2020
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, determinou a formação de um grupo de parlamentares para debater o possível adiamento das eleições municipais deste ano por conta do coronavírus. Autoridades de saúde recomendam que as pessoas evitem aglomerações para diminuir a propagação da Covid-19. Uma das possibilidade é que as eleições ocorram em dezembro, para evitar prorrogação de mandatos de prefeitos e vereadores.
“A maioria dos parlamentares entende que podemos ter o adiamento, mas não devemos ter a prorrogação de nenhum mandato”, disse Rodrigo Maia. O 1° turno das eleições municipais está marcado para 4 de outubro deste ano.
Rodrigo Maia também declarou, nesta terça-feira, dia 19 de maio, que o ambiente na Câmara e no Senado é pelo adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio(Enem). Ele declarou que o ideal era que o adiamento partisse do próprio Governo Federal, mas, até o momento, nem o Planalto nem o Ministério da Educação tomaram uma atitude concreta nesse sentido.
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que a pasta fará uma consulta a todos os inscritos no Enem para saber se os candidatos são favoráveis à manutenção da data, ao adiamento do exame por 30 dias ou a suspensão da prova até o fim da pandemia do novo coronavírus.