Governo Federal recua da decisão de transferir dinheiro do Bolsa Família para ações de publicidade

  • 09/06/2020

A pressão dos governadores do Nordeste deu resultado. O Governo Federal recuou, nesta terça-feira, dia 9 de junho, sobre a retirada de dinheiro do Programa Bolsa Família e transferência desses recursos para expandir a publicidade oficial, através da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Assim, o dinheiro retorna ao orçamento do Bolsa Família.

Na semana passada, a equipe do presidente Jair Bolsonaro cortou R$ 83 milhões e 900 mil reais do orçamento do programa social que atende famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza. A tesourada foi na verba para a cobertura no Nordeste. O recurso havia sido repassado para ampliar a comunicação da Presidência da República.

Em tempo: o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o Governo deverá estender o pagamento do auxílio emergencial por mais dois meses, mas com um valor menor, de R$ 300 reais. Guedes disse ainda a deputados federais que deverá lançar o programa Renda Brasil para substituir o Bolsa Família logo após o fim da pandemia do novo coronavírus.