Ministro Alexandre de Moraes determina que Ministério da Saúde volte a fornecer todos os dados sobre a Covid-19 à população

  • 09/06/2020

O STF volta a obrigar o Governo Federal a rever uma determinação do Executivo que vai de encontro ao que diz a Constituição, no quesito transparência de dados públicos. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira, dia 8 de junho, que o Ministério da Saúde retome a divulgação dos dados acumulados do coronavírus.

O ministro do STF tomou a decisão ao analisar uma ação apresentada pelos partidos Rede Sustentabilidade, PSOL e PCdoB. Alexandre de Moraes determinou que a Advocacia Geral da União (AGU) preste as informações “que entender necessárias” no prazo de 48 horas.

Antes, o Ministério da Saúde divulgava os dados totais de pessoas infectadas, mortes e curvas de infecção por região, por exemplo. Na semana passada, o governo mudou a forma. Decidiu excluir os dados totais e divulgar somente os dados referentes às últimas 24 horas.