Movimentos de oposição ao Governo Federal preparam novo protesto para domingo. Bolsonaro classifica manifestantes de “idiotas, marginais e viciados”

  • 05/06/2020

Movimentos de oposição ao Governo Federal organizam novo protesto para o próximo domingo, dia 7 de junho, apesar do grave cenário da Covid-19. Em uma live nesta quinta-feira, dia 4, o presidente Jair Bolsonaro chamou aqueles que se manifestam contra seu governo de “idiotas, marginais e viciados”. Bolsonaro convocou os aliados a não irem às ruas para evitar confrontos.

No entanto, apesar da pandemia, Bolsonaro tem comparecido a todos os protestos dos apoiadores contra o STF e Congresso Nacional, além de pedirem a instauração de uma ditadura militar no País. No primeiro protesto contra o seu governo, ocorrido no domingo passado, em pelo menos quatro capitais, Bolsonaro decidiu desqualificar os manifestantes, classificando a todos como “baderneiros”.

Interessante é o fato que o presidente Jair Bolsonaro atua como “incendiário” dos aliados para criticar STF e Congresso nas manifestações do fim de semana, mas depois faz afagos e visitas a membros do Supremo Tribunal Federal em outros dias da semana, como aconteceu na segunda-feira passada com o ministro Alexandre de Moraes.

Bolsonaro mantém discursos diferentes. Um para os apoiadores e outro para as instituições, de quem precisa para governar (ou tentar). Fato é que o isolamento político faz o Presidente da República, a cada dia, radicalizar o discurso para os aliados, o que só agrava a tensão em relação a quem pensa diferente dos bolsonaristas.

Se traçar um rápido comparativo é o mesmo o que está acontecendo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quanto aos protestos contra o racismo que tomam conta de várias cidades norte-americanas.