Polícia Federal cumpre novos mandados de busca e apreensão contra participantes de atos contra STF e Congresso Nacional
A manhã de terça-feira, dia 16 de junho, teve início com uma nova operação da Polícia Federal que cumpre 21 mandados de busca e apreensão contra participantes e financiadores de atos considerados antidemocráticos contra instituições como o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional. A ação foi autorizada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes. A operação acontece de forma simultânea no Distrito Federal, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão e Minas Gerais.
Os alvos da operação envolvem pessoas já investigadas em inquéritos abertos no STF sobre utilização de fake news nas redes sociais. O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), aliado do presidente Jair Bolsonaro, confirmou que é um dos alvos da operação desta terça-feira. Ele afirmou nas redes sociais que a Polícia Federal estava em seu apartamento e que isso ocorre porque ele está “incomodando algumas esferas do velho poder”. Outro que confirmou ser alvo da operação é o blogueiro Allan dos Santos, que também é investigado no inquérito aberto pelo STF de difusão de fake news contra as instituições.
O publicitário Sérgio Lima e o empresário Luís Felipe Belmonte também são alvos da operação da PF para investigar quem está por trás de atos antidemocráticos no País. Os dois são articuladores do partido Aliança pelo Brasil, que Bolsonaro quer criar. Luís Felipe Belmonte é o principal financiador da sigla.