Aceno de Ciro Gomes ao petista Elmano de Freitas em Caucaia abre uma nova perspectiva de diálogo entre PT e PDT em Fortaleza para sucessão municipal
O gesto do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) em declarar apoio ao petista Elmano de Freitas na sua pré candidatura à Prefeitura de Caucaia abre uma nova perspectiva de diálogo entre PT e PDT na sucessão municipal em Fortaleza. Em Caucaia, Elmano terá pela frente o atual prefeito Naumi Amorim (PSD), que tentará a reeleição; o atual deputado estadual Vitor Valim (Pros), ligado ao grupo do deputado federal Capitão Wagner; e Emília Pessoa, do PSDB. Elmano também deve ganhar o apoio do governador Camilo Santana (PT).
Mas o aceno de Ciro Gomes pode ter influência na sucessão da Capital. Camilo Santana ainda tenta costurar uma aliança do PT com o PDT do atual prefeito Roberto Cláudio e dos irmãos Ciro e Cid Gomes. A maior resistência tem sido da ex-prefeita Luizianne Lins (PT), que já se lançou como pré candidata e diz não querer parceria com o PDT. Hoje, ela tenta se aliar ao PSOL do pré candidato Renato Roseno.
Por enquanto, o PDT realiza debates internos para a definição do seu candidato. Estão na disputa Samuel Dias, Salmito Filho, José Sarto, Idilvan Alencar e Ferrúcio Feitosa. Até o fim de agosto, quando acontecem as convenções partidárias, muitas discussões ainda devem esquentar o jogo político sobre como vão ficar as candidaturas em Fortaleza.
