CGU identifica que quase 14 mil pessoas com sinais de riqueza receberam o auxílio emergencial de forma irregular no Ceará
Levantamento da Controladoria Geral da União (CGU) fez um mapeamento de irregularidades no pagamento do auxílio emergencial no Ceará. Foram identificadas 13.727 pessoas no Estado que receberam o benefício apresentando o que o órgão denominou de “sinais exteriores de riqueza”. Ou seja, apresentavam algum tipo de patrimônio. Foram detectados, por exemplo, 4.260 casos de empresários no Ceará com mais de cinco empregados que embolsaram o auxílio.
Em parceria com a Receita Federal, a investigação da CGU revelou que entre os beneficiários estão proprietários de barco e carros de luxo, além de financiadores de campanhas eleitorais. O prejuízo estimado no Ceará com o pagamento irregular do auxílio emergencial de R$ 600 no período da pandemia do coronavírus é superior a R$ 9 milhões de reais.
Todos terão de devolver valores recebidos ou poderão responder por crime de falsidade ideológica. As notificações começam a partir da próxima segunda-feira, dia 27 de julho. O prazo para devolução ou resposta deverá ser de cinco dias.
