Dias Tofolli determina que a Lava Jato de Curitiba entregue todos os dados de investigação ao procurador-geral Augusto Aras
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, resolveu intervir no conflito entre a operação Lava Jato de Curitiba e o Procurador-Geral da República, Augusto Aras. Toffoli determinou à Lava Jato que envie à Procuradoria-Geral da República todos os dados de investigações já colhidos pela operação.
A ordem vale para as forças-tarefas de Curitiba, do Rio de Janeiro e de São Paulo da operação. Representa uma importante derrota para os investigadores na primeira instância.
A PGR relatou ao STF que tem enfrentado “resistência ao compartilhamento e à supervisão de informações” dos procuradores da República. A procuradoria-geral ainda disse que há suspeita de a Lava Jato estar burlando a lei para investigar o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, que têm foro privilegiado e deveriam ter eventuais suspeitas submetidas à análise inicial do Supremo.