Ocupação de leitos de UTI volta a crescer em 13 capitais. Brasil já supera 60 mil mortes pela Covid-19
O aparecimento de novos casos de coronavírus preocupa as autoridades de saúde quanto aos leitos de retaguarda. A ocupação dos leitos de UTI para tratamento da Covid-19 voltou a subir nas últimas semanas e já supera o patamar de 80% em pelo menos 13 capitais.
Natal, capital do Rio Grande do Norte, registra uma ocupação de 100% dos leitos da rede estadual há pelo menos um mês. Rio Branco, no Acre, vive situação semelhante, com 95% dos leitos ocupados.
Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, São Luís, Maceió, Boa Vista, Teresina e Vitória registram índices de ocupação de UTI acima de 80%.
Em junho, seis estados estavam com taxa de retransmissão do coronavírus inferior a um: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão e Pará. No entanto, outros seis estados tiveram alta de taxa entre 31 de maio e 30 de junho. São eles: Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Nesta quarta-feira, dia 1° de julho, o Brasil chegou a 1.448.753 pessoas contaminadas com a Covid-19 e 60.632 mortes. O Ceará tem 114.038 casos confirmados e 6.203 óbitos pela doença.