Cerca de duas mil pessoas são evacuadas em Jati, mesmo após Ministério descartar possibilidade de rompimento de barragem
Mesmo após técnicos do Ministério do Desenvolvimento Regional descartarem risco de arrombamento da Barragem de Jati, cerca de duas mil pessoas tiveram de ser evacuadas na madrugada deste sábado, dia 22 de agosto, nas proximidades da tubulação, que fica no município de Jati, na Região do Cariri. Nesta sexta-feira, dia 21, uma tubulação se rompeu e gerou um vazamento na obra, que faz parte do Eixo Norte do Projeto de Integração do rio São Francisco, inaugurado no último dia 26 de junho pelo presidente Jair Bolsonaro.
Os moradores foram levados para hotéis, pousadas e alojamentos na região, além de casas de parentes. A medida segue o Plano de Ação Emergencial desencadeado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.
Na última quinta-feira, dia 20, tinha sido feito o acionamento das comportas do reservatório para que ele começasse a abastecer o Cinturão das Águas, que levará as águas do rio São Francisco até o Açude Castanhão, que abastece Fortaleza e Região Metropolitana.