Guru da extrema direita mundial e do bolsonarismo, Steve Bannon, é preso nos EUA

  • 20/08/2020

Steve Bannon, o principal guru da extrema direita no mundo e também do clã Bolsonaro, foi preso nesta quinta-feira, dia 20 de agosto, após uma investigação sobre fraudes em arrecadação de recursos eleitorais, segundo anunciou o Departamento de Justiça dos EUA. A campanha, “Nós Construímos o Muro”, teria arrecadado mais de US$ 25 milhões ao todo e depois desviado recursos.

A prisão de Steve Bannon, ideólogo Mundial da extrema direita, é um golpe contra o bolsonarismo, fortemente inspirado nas ideias nacionalista e populista, com elementos racistas e anti-imigrantes, do conselheiro de Donald Trump.

Idealizador da campanha presidencial de Trump em 2016, Steve Bannon (foto) tem bastante influência na família Bolsonaro. O filho do presidente brasileiro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (foto), se reuniu diversas vezes com Bannon e chegou a ser nomeado como representante do seu Movimento na América Latina, que tem como objetivo eleger governos de direita ao redor do mundo.

Steve Bannon já participou de jantar na embaixada do Brasil em Washington em 2019 com a presença do presidente Jair Bolsonaro.